quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Quatro mulheres privilegiadas

As mulheres na genealogia dade Jesus

Na genealogia de Jesus, encontrada no capítulo 1 do evangelho de Mateus, encontramos 4 mulheres. O que essas mulheres possuem em comumé que todas eram mulheres de reputação duvidosa, que foram alcançadas pela infinita misericórdia divina e tiveram suas vidas transformadas. vejamos caso a caso:

1. Tamar
Tamar, nora de Judá, após a morte de seu primeiro marido, recebeu por marido o segundo o segundo filho de Judá, para que se cumprisse a lei do levirato. Após a morte de seu segundo marido, Judá temeu entregar seu filho mais novo, e enganou Tamar, a despedindo e deixando de cumprir o estabelecido na lei do levirato.
Em resposta, Tamar se disfarçou de prostituta e manteve relação sexual com Judá, concebeu dele a dois filhos, dos quais Perez está inserido na genealogia de Jesus.
Judá reconheceu seu erro e Tamar não foi punida por sua atitude.
(a história completa pode ser lida no capítulo 38 do livro de gênesis)

2. Raabe
Raabe era uma prostituta que residia em Jericó, na época em que Israel, liderados por Josué, tomaram a cidade.
Por mostrar benevolência para com os espiões enviados por Josué a Jericó, Raabe e sua família alcançaram misericórdia, foram poupados da destruição e habitaram no meio de Israel.
(a história de Raabe pode ser vista nos capítulos 2 a 6 do livro de Josué)

3. Rute
Rute era uma moça moabita (portanto idólatra) que se casou com um varão israelita. 
Após a morte de seu marido, mostrou compaixão por sua sogra, Noemi, a qual já havia perdido o marido e os dois únicos filhos.
Rute não abandonou sua sogra, alcançou assim a misericórdia divina, casou-se com um varão da parentela de seu falecido marido e entrou para genealogia de Cristo como bisavó do rei Davi.

4. Bate-Seba
O nome de Bate-Seba está subentendido na genealogia de Jesus, no trecho que diz:"e o rei Davi gerou a Salomão, da que fora mulher de Urias."
Ela foi o estopim do que pode ter sido o maior pecado de Davi: adultério seguido de assassinato.
Devido a sua beleza e formosura, Bate-Seba atraiu a atenção de Davi, com quem manteve relação sexual e cometeu adultério (pois era casada com Urias). Para esconder seu pecado, Davi assassinou Urias, mandando ele para frente de batalha, e tomou Bate-Seba por esposa. Foi severamente advertido pelo profeta Natã, se arrependeu amargamente e foi perdoado por seu pecado. Juntos, Bate-Seba e Davi geraram a Salomão.

Quatro mulheres pecadoras que, por seus atos de fé, alcançaram misericórdia e fazem parte da genealogia de Cristo descrita no livro de Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário