quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A mulher samaritana


 
João 4.1-30
 
1. Da Judéia à Galiléia (v 1-4)
   O caminho mais curto da Judéia até Cafarnaum passava por Samaria. Os judeus, por não suportar os samaritanos, evitavam esta rota.
 
2. O encontro com Jesus (v 6-7)
   Era já a hora sexta (meio-dia). A mulher, talvez por ser uma conhecida pecadora (envergonhada por seu modo de vida imoral), evitava buscar água em horários de grande movimento.
 
3. Dá-me de beber (v 7-9)
   A mulher se surpreende por Jesus, sendo judeu, lhe dirigir a palavra (verdadeiramente Deus não faz acepção de pessoas - At 10.34; Rm 2.11).
 
4. Água viva (v 10-15)
   É aquela que jorra de uma fonte sem jamais cessar - a vida eterna. Jesus ofereceu a salvação, mas a mulher não entendeu a mensagem espiritual de Jesus. Ele queria salvá-la.
 
5. Jesus expõe, com sutileza, o seu pecado (v 16-19)
   Jesus falou sobre o marido dela para expor seu pecado. Com certeza, ela era marginalizada por viver com um homem que não era seu marido. Devido ao fato de Jesus conhecer seu pecado, ela conclui que Ele só podia ser um profeta.
 
6. Tentou fugir do confronto por meio de uma conversa sobre religião
   Ao mencionar dois lugares distintos de adoração (monte Gerizim e Jerusalém), a mulher devia está tentando mudar de assunto e fugir de seus pecados.
 
7. A salvação vem dos judeus (v 22)
   Os samaritanos adoravam o que não conheciam (eles criaram sua própria religião), portanto desconheciam o fato de que o Messias viria do povo judeu.
 
8. Os verdadeiros adoradores (v 24)
   Deus não está limitado ao tempo e espaço. Quando alguém nasce no Espírito pode se comunicar com Deus onde quer que esteja.
 
9. Finalmente reconheceu o Senhor (v 25-29)
   Jesus anuncia quem é, e a mulher encheu-se de alegria. Vejam a jornada espiritual da mulher: primeiro viu Jesus como um judeu, depois como um profeta, e finalmente como o Messias.
 
v 39-41: ao ouvir jesus, os samaritanos na mesma hora creram Nele. Os judeus rejeitavam o testemunho das suas próprias Escrituras, de João Batista e dos milagres e ensinamentos de |Cristo.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário